A jornada, não tão jornada, mas, ainda uma jornada.. você entendeu ;-)

Este espaço é destinado a diversos temas, relacionados a minhas atividades ou mesmo ao cotidiano.

Friday, December 21, 2007

Nem só de software vive o homem :-)

Bom, continuando as minhas férias, aproveito para informar que passei em todas as cadeiras nesse semestre!! otima notícia :-D

E agora posso dar carga total nas minhas atividades e para aproveitar, vou postar algo diferente aqui, vou postar sobre hardware.

Eu tenho mania de estudar tudo o que preciso pra fazer minhas "doideiras", então mesmo estando no 2º período (agora no terceiro) resolvi estudar hardware (graças a orientação do professor Sérgio Campelo) há algum tempo estou "brincando" com microcontroladores, mais precisamente o PIC16F877A.


Foi um caminho díficil, principalmente sem a base adequada, mas, agora estou melhorando, passando pela eletrônica básica, pelo assembly (puxa esse dá trabalho e ainda mais com um modelo que só tem 35 instruções) e pelo projeto de pequenos sistemas, resolvi postar uma experiência que fiz essa semana a pedido do professor.

Ele pediu que nós do grupo trabalhassemos em alguns projetos específicos e que depois realmente construíssemos a placa, para ver o sistema em funcionamento, já que até agora tinhamos simulado apenas. Nos deu algumas idéias e eu e meu cúmplice (Deigo Marconi) entramos em um de "ligar dispositivos de alta potência com o pic".

Resolvemos usar o PIC para ligar 4 lâmpadas de potências diferentes (na verdade, podemos ligar até mesmo um ar-condicionado, mas, a lâmpada é menor e mais didática).

Primeiro estudamos o funcionamento do relê, um componente realmente interessante, imagine usar um sistema que usa 5v para ligar um outro sistema que usa 220v? Essa é a idéia e aquelas bobinas que estudamos no segundo grau são a idéia básica da coisa, é e tem gente que acha que aquilo não serve para nada. Para os que se interessarem, pesquisem no sobre relês.

primeiro eu montei um sistema simples, sem o PIC para entender o funcionamento do relê, onde um botâo liga a lâmpada, só que na rede do botão temos 5v e a lâmpada tem 220v.

veja a figura do projeto no proteus:



Depois de testar e entender como o sistema funciona, eu adaptei o "projeto" incluindo o PIC e agora um botão aciona o PIC e o PIC aciona a lâmpada. Devo falar que no lugar do botão eu posso colocar um sensor de temperatura, por exemplo, e fazer com que o pic acenda ou apague a lâmpada para determinadas temperaturas do ambiente, resumindo, eu posso reaproveitar a idéia em outros projetos :-)

Abaixo o esquema de testes com o PIC:


Repare que eu já tenho "4 botôes", falta apenas colocar as outras lâmpadas, mas, se já funciona para uma, tenho que mudar apenas a lâmpada e o relê e adicionar as outras. Há diversos locais onde posso aplicar esse tipo de sistema, basta olhar ao redor, sistemas de monitoramento de temperatura, segurança, controle e automação são apenas exemplos.

Devo lembrar ainda que não basta colocar os componentes no proteus e "simular", tem que programar o pic, esse exemplo é bastante simples, nem chega a usar o conversos analógico digital, mas, ai segue um trecho do código em assembly para esse modelo:

TESTELIGAR ;verifica o status do bit e em caso positivo, acende a luz

BTFSC BT1
GOTO op00
GOTO op01
op00
BSF LUZ
GOTO termino
op01
BCF LUZ
GOTO termino

O código não é muito didático, mas, dá pra ilustrar o nível de abstração da coisa.

Bom, por hoje é só :-) e que continuem os estudos!!!

3 Comments:

  • At 3:54 PM , Blogger Felipe said...

    Aqui em minha cidade há uma loja que vende uns passarinhos eletrônicos que cantam quando vc bate palma ou faz um barulho parecido. Custa menos de 10 reais, eu entava pensando em ligá-lo ao interruptor da lâmpada do meu qurto e ligar a lampada batendo palmas como em filmes.

    Sou o philix do gdh, vc deve lembrar.

     
  • At 6:14 AM , Blogger José Ferreira said...

    rapaz, é uma boa idéia, eu não tinha pensado nisso :-D

    to lembrado sim :-)
    abraço

     
  • At 7:10 AM , Anonymous Anonymous said...

    Junior, páre de usar GoTo!!!! Isso vicia!!Término!!! Putz....mas vá...no final das contas agente ama Assembly!!!kkkkkkkkkk

     

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home